quinta-feira, 2 de julho de 2009

Acordo Ortográfico

“Todo conhecimento começa num sonho. O conhecimento nada mais é que a aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada. Mas sonhar é coisa que não ensina. Brota das profundezas da terra. Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa: Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.

(Rubem Alves)

Língua Portuguesa. Mudando, mas sempre nossa.Como você sabe, haverá algumas alterações ortográficas naLíngua Portuguesa. Nessa fase de transição, é natural que surjam algumas questões. Por isso,para ajudar a tirar suas dúvidas,criamos esse pequeno guia.Afinal, a escrita de algumas palavras pode mudar, mas a Língua Portuguesa vai continuar sendo a melhor maneira de expressar o nosso jeito de ver e sentir o mundo.

O QUE FOI REFORMULADO
Alfabeto
Introduzem-se as letras k, w e y em nosso alfabeto,que passa a ter 26 letras.
Trema
Deixa de existir, a não ser em nomes próprios estrangeiros e seus derivados.Exemplo: mülleriano (de Müller).
Hífen
Não se usa hífen:1 – Nas formações em que o primeiro elemento termina em vogal e o segundo começa com r ou s. Nesses casos, dobram-se o r ou o s.Exemplos: antirreligioso, contrarregra, antissemita, contrassenha, cosseno.2 – Nas formações em que o primeiro elemento termina em vogal e o segundo começa com uma vogal diferente.Exemplos: antiácido, extraescolar, autoestrada, autoaprendizagem.3 – Em certos compostos em que se perdeu a noção de composição:Exemplos: paraquedas, paraquedismo, paraquedista.Usa-se hífen:Nas formações em que o primeiro elemento termina na mesma vogal com que se inicia o segundo.Exemplos: anti-ibérico, arqui-irmandade, micro-onda, eletro-ótica.Exceção: Nas formações com o prefixo co-, este se junta com o segundo elemento mesmo quando iniciado por o: coobrigação, coocupante, coordenar, cooperação.Acentuação gráficaNão levam acento circunflexo:1 – As terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos crer, dar,ler e ver e correspondentes formas compostas.Exemplos: creem, descreem; deem; leem, releem; veem, reveem.2 – As palavras terminadas em hiato oo.Exemplos: abençoo, enjoo, povoo, voo.Não levam acento agudo:1 – Os ditongos ei e oi da sílaba tônica das palavras paroxítonas.Exemplos: assembleia, ideia, onomatopeico, proteico, jiboia, alcaloide, heroico, paranoico.2 – O i e o u tônicos das palavras paroxítonas quando precedidos de ditongos.Exemplos: baiuca, boiuno, feiura.3 – O u tônico das formas rizotônicas dos verbos arguir e redarguir.Exemplos: arguo, arguis, argui, arguem; redarguo, redarguis, redargui, redarguem.Acento diferencialNão se acentuam mais:• para (á) flexão de parar• pela (é) substantivo e flexão de pelar• pelo (é) flexão de pelar e pelo (ê) substantivo• polo (ó) substantivo• pera (ê) substantivoTranslineaçãoRepete-se o hífen:Na mudança de linha, quando a partição de uma palavra composta ou de uma combinação de palavras em que há hífen coincide com o final de um dos elementos oumembros, deve-se repetir o hífen no início da linha imediata.Exemplos: ex- vice--alferes -almiranteserená- serená-los--los-emos -emos

O QUE PERMANECE

Hífen
Usa-se o hífen:1 – Nas formações em que o segundo elemento começa com h.Exemplos: super-homem, ultra-higiênico, extra-humano.2 – Nas formações com circum- e pan-, quando o segundo elemento começa com vogal, m ou n.Exemplos: circum-escolar, circum-murado,circum-navegação, pan-africano, pan-mágico,pan-negritude.3 – Nas formações com ex-, pós-, pré-, pró-, sota-,soto-, vice- e vizo-.Exemplos: ex-diretor, pós-graduação, pré-escolar, pró-europeu, sota-piloto, soto-mestre,vice-presidente, vizo-rei.4 – Nas formações com inter-, hiper- e super- quando o segundo elemento começa por r.Exemplos: inter-resistente, hiper-realismo, super-resfriado, super-romântico.5 – Nos compostos com os advérbios bem e mal quando o segundo elemento começa por vogalou h.Exemplos: bem-aventurado, bem-estar,bem-humorado; mal-afortunado, mal-estar,mal-humorado.Obs.: Ao contrário de mal, bem pode não se juntar com palavras começadas por consoante.Exemplos: bem-criado (malcriado), bem-falante (malfalante), bem-mandado (malmandado),bem-nascido (malnascido), bem-visto (malvisto).6 – Nos compostos com os elementos além, aquém, recém e sem.Exemplos: além-mar, além-fronteiras,aquém-Pireneus, recém-casado, recém-nascido,sem-cerimônia, sem-número, sem-vergonha.Acentuação gráficaMantêm-se as regras básicas de acentuação:1 – ProparoxítonasTodas são acentuadas.Exemplos: ônibus, pássaro, romântico.2 – ParoxítonasTerminadas em r (açúcar), l (nível), n (hífen), x (fênix),i/is (júri), us (vírus), um/uns (álbum), ão/ãos (bênção),ã/ãs (órfã), ei/eis (jóquei), ps (fórceps), ditongo crescente (colégio).Obs.: • Não se acentuam paroxítonas terminadas em ens (hifens).• Não se acentuam prefixos paroxítonos terminados em i e r (anti-histórico,super-homem).3 – Monossílabas tônicasTerminadas em a/as (pá), e/es (pé), o/os (só),éi/éis (réis), éu/éus (véu), ói/óis (dói).4 – Oxítonas tônicasTerminadas em a/as (sofá), e/es (café), o/os (tricô), éi/éis (papéis), éu/éus (fogaréu), ói/óis (herói),em/ens (refém).5 – Casos especiaisa) Acentuam-se o i e o u tônicos dos hiatos, desde que sozinhos na sílaba ou seguidos de s (saída, faísca).Obs.: Não se acentua o i tônico seguido de nh (fuinha, rainha).b) Acentuam-se as terceiras pessoas do plural dos verbos ter, vir e correspondentes formas compostas.Exemplos: têm, vêm (de “vir”), abstêm, advêm, contêm, detêm, obtêm, mantêm, provêm (de “provir”).c) Mantém-se o acento diferencial (circunflexo) nas formas verbais:• pôr (verbo), para se diferenciar de por (preposição);• pôde (terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo), para se diferenciar de pode (terceira pessoa do presente do indicativo).

2 comentários:

  1. menina mal aprendi
    a regra que tinhamos
    vamos ter que aprender a nova hihihihihhh
    brincaderrinha
    beijos mil

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  2. Eita que belezinha hein? A prof esta uma blogueira de mão cheia, publicando varias dicas e novidades no mundo da educação, Parabéns!!!

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