domingo, 22 de agosto de 2010


Psicopedagogia Clínica

A dificuldade de aprendizagem surge muitas vezes por questões afetivas, emocionais, orgânicos, ambientais, específicos, psicogenos e outros. Quando se observa que a criança está com alguma dificuldade escolar é necessário fazer uma avaliação criteriosa para averiguar e identificar a origem do problema, assim como a melhor maneira de cuidar do mesmo. Em alguns casos é importante e necessária uma avaliação neurológica.A Psicopedagogia ajuda o estudante a solucionar suas questões referentes a aprendizagem das diversas disciplinas, procura identificar as origens de tais dificuldades, orienta a formação da personalidade e propõe soluções diferenciadas para cada situação específica. As atividades psicopedagógicas incluem: psicodiagnótico psicopedagógico, entrevistas com pais e professores, jogos, leituras, atividades psicomotoras, atividades de raciocínio lógico e outras atividades. O objetivo principal é gerar no aluno a capacidade de aprender qualquer matéria de seu interesse e assim conquistar, aos poucos, a autoconfiança e independência em sua jornada educativa.


Casos em que a Psicopedagogia é altamente indicada:



  • Afasias

  • Audiomudez

  • Disturbio afetivos (ansiedade, inibição, depressão )

  • Dificuldade de leitura e escrita sem causa orgânica

  • Dificuldade de memorização, atenção e concentração

  • Distúrbio da lateralidade

  • Distúrbio na organizaçao têmporo-espacial

  • Distúrbio motor

  • Disfalia

  • Disgrafia

  • Dislexia

  • Disortografica

  • Hiperatividade

  • Instabilidade psicomotora

  • Gagueira

  • Mutismo

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