sábado, 5 de janeiro de 2013

Projetos 2012 - Compartilhando...


Projeto 01
Escola Municipal Jair Pereira de Oliveira

Projeto: O meio ambiente e a comunidade escolar pede Paz!            Trabalhando juntos com a reutilização das pets e recicláveis em geral.
Professora: Andrêzza Martins
Ano: 2012
Área do Conhecimento: Ciências, Língua Portuguesa, Matemática, Ética e Cidadania.
Tempo Previsto: 2 meses (20/10 a 16/12)
Turma: 3º ano B
Faixa Etária: 8/9 anos
Justificativa:
Este projeto foi desenvolvido para a turma tendo em vista a necessidade da comunidade escolar em obter  renda extra e aprender a reutilizar as pets, trabalhando juntos, atingindo a paz no ambiente em que vivem.
Com a reutilização das pets, fazemos um bem enorme ao meio ambiente retirando do mesmo, aquilo que demoraria mais de 100 anos para se decompor, gerando renda e unindo a comunidade.
Objetivos Didáticos:
ü Valorizar o meio ambiente;
ü Reconhecer a importância da união da comunidade escolar;
ü Identificar os benefícios da reutilização dos recicláveis inclusive as pets;
ü Aprender a reciclar, transformando o lixo em luxo;
ü Perceber a importância e as vantagens do trabalho em equipe unindo a comunidade escolar.
Objetivos Compartilhados com as crianças:
ü Identificar os benefícios da reutilização  dos recicláveis em geral: papel, plástico, pets, jornal, rolinhos de papel higiênico, CDs usados, etc.
ü Perceber a importância e as vantagens do trabalho em equipe unindo a comunidade escolar.
Seqüência de Atividades Previstas:
ü Explicação sobre o tema do projeto, com apresentação de vídeos e retroprojetor com material relacionado ao tema, como fotos e documentários;
ü Definição dos objetivos compartilhados;
ü Pesquisas;
ü Atividades referentes ao meio ambiente;
ü Trabalhando com:
-rolinhos= bichinhos porta treco / carrinhos;
-pets= horta suspensa, bilboquê, vai e vem, guirlanda;
-cds= árvores natalinas com foto/ rostinho de cada aluno no centro do cd;
-copos descartáveis= boneco de neve;
-caixas de fósforos= presentes;
-revistas/lista telefônicas= árvores de papel;
-tnt= sacolinha do jogo da velha com tampinhas e EVA com forma de peixe representando o animal ( ser vivo) que sofre com a poluição;
-jornal= corpo do boneco de neve.

Recursos Utilizados:
Serão utilizados papéis variados, como oficio cartolinas, quarenta quilos, papel de presente, revistas, listas telefônicas, livros e imagens, durex coloridos, pets, rolinhos de papel higiênico, Eva, cordão, colas coloridas, branca, e de Eva, tampinhas, bandejas de isopor, CDs, copos descartáveis, tnt, etc.

Avaliação:
A avaliação é um processo continuo  e constante, devendo ocorrer durante todo projeto, a cada aula dada e a cada produção executada.
Tendo como momento final a culminância marcada para o dia...../12/2012, onde toda a comunidade escolar estará presente para prestigiar as produções dos alunos do 3º ano B. Onde os mesmos farão as explanações e oficinas de como fazer, alguns itens como: jogo da velha, memória e brinquedos como vai e vem e bilboquê.

Referências Bibliográficas:
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Coordenação de Educação Ambiental. A implantação da Educação Ambiental no Brasil. Brasília,1998. 166 p.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Em direção ao mundo da vida: interdisciplinaridade e educação ambiental. Brasília: IPE, 1998.102p. (Cadernos de Educação Ambiental, 2)
DIAS, G. F. Atividades interdisciplinares em EA. São Paulo: Ed. Global, 1994.

Ficha Técnica:
ü Professora Andrêzza Martins;
ü Alunos do 3º ano B;
ü Famílias dos alunos;
ü Equipe escolar.




Projeto 02
Escola Municipal Jair Pereira de Oliveira
Projeto: Visita ao Espaço Ciências: Descobertas numa manhã ensolarada
Professoras: Andrêzza Martins, Elisandra Azevedo, Marluce Martins e Mª da Luz Silva
Ano: 2012
Área do Conhecimento: Ciências e Ética e Cidadania.
Tempo Previsto: 2 semanas  
Turma: 3º anos A, B, C e D
Faixa Etária: 8/13 anos
Justificativa:
Este projeto foi desenvolvido para as turmas tendo em vista a necessidade da comunidade escolar em obter  mais informações sobre a natureza, o lugar em que vive, a terra, os seres humanos, e suas transformações ao longo da história.
Objetivos Didáticos:
ü Valorizar o meio ambiente;
ü Reconhecer a importância da aprendizagem no ambiente diferente da sala de aula;
ü Identificar as modificações do ser humano ao longo da história e suas mudanças de ambientes;
ü Apreciar seu estado e suas divisões em cidades;
ü Visualizar as diferentes cidades de PE e seus relevos e símbolos;
Objetivos Compartilhados com as crianças:
ü Identificar os benefícios da visitação  e aulas extra classe para aquisição de mais conhecimentos;
ü Percepção da diferença de aula extra classe e passeio;
Seqüência de Atividades Previstas:
ü Explicação sobre o tema do projeto,com apresentação de vídeos e retroprojetor com material relacionado ao tema, como fotos e documentários;
ü Definição dos objetivos compartilhados;
ü Pesquisas;
ü Atividades referentes ao meio ambiente;
ü Atividades sobre alimentação carnívoras, herbívoras e onívoras;
ü Atividades sobre pinturas rupestres;

Recursos Utilizados:
Serão utilizados papéis variados, como oficio cartolinas, quarenta quilos, papel de presente, revistas, livros e imagens, durex coloridos, rolinhos de papel higiênico.

Avaliação:
A avaliação é um processo continuo e constante, devendo ocorrer durante todo projeto, a cada aula dada e a cada produção executada.
Tendo como momento final a culminância marcada para a semana da visita, que ocorreu no dia 26/09/12, com produção de cartazes, atividades em geral, pinturas rupestres feitas pelos próprios alunos em oficio.

Referências Bibliográficas:
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Coordenação de Educação Ambiental. A implantação da Educação Ambiental no Brasil. Brasília,1998. 166 p.
DIAS, G. F. Atividades interdisciplinares em EA. São Paulo: Ed. Global, 1994.


Ficha Técnica:
ü Professoras :Andrêzza Martins, Elisandra Azevedo, Marluce Martins e Mª da Luz Silva ;
ü Alunos dos 3º anos;
ü Famílias dos alunos(algumas mães);
ü Equipe escolar.



Um comentário:

  1. Olá,

    Vim comunicar que o meu blog Sala de Aula foi Hackeado e por esse motivo foi excluído, estou deixando o endereço da nova edição do blog:

    http://reridamaria.com.br/

    Atenciosamente Profª Rérida

    ResponderExcluir